FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES (B-learning)
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES (B-learning)
DURAÇÃO: 90H
Modalidade
Formação não Financiada
Preço
160 € Isento de IVA
Este curso dirige-se a todos aqueles com habilitações académicas iguais ou superiores ao 12º ano e uma actividade profissional relevante para aplicação na área da formação profissional.
Para formandos com o 12º ano é solicitado pela NETFORCE uma declaração a confirmar que tem pelo menos 5 anos de experiência profissional - Declaração de 5 anos de experiência profissional comprovada através de descontos para a Segurança Social ou contrato de trabalho.
Apresentação
O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores encontra-se estruturado em 9 módulos de formação de 10 horas cada:
MF1. Formador: Sistemas, Contextos e Perfil MF2. Simulação Pedagógica Inicial MF3. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação MF4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas MF5. Operacionalização da Formação: do Plano à Ação MF6. Recursos Didáticos e Multimédia MF7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem MF8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens MF9. Simulação Pedagógica Final ______________________________________
O curso ministrado em regime de B-Learning terá a duração total de 90 horas e respeitará a metodologia própria desta modalidade formativa: articulação entre formação presencial e formação à distância;
As 34 horas presenciais decorrerão nas instalações do Sábio de Lago, em Lago, Amares.
As sessões online serão ministradas em Plataforma Moodle - possuirão as características que definem esta modalidade formativa:
* Momentos de Formação Presencial / Em sala (34 Horas) * Momentos de Comunicação Síncrona: Chat/Videoconferência (14 Horas) * Momentos de Comunicação Assíncrona (Forúm)/Auto-estudo:(42 Horas)
Incentiva-se a interacção entre participantes e e-formador;
Privilegia-se neste Curso a discussão e a reflexão critica (Chat e Fórum) entre todos os intervenientes (participantes e e-formador), através do estímulo proporcionado pelos tópicos a ministrar bem como pela apresentação e discussão de estudo-de-casos, exercícios e convite ao auto-estudo.
Destinatários
Este curso dirige-se a todos aqueles que tenham como habilitações mínimas a escolaridade obrigatória e uma actividade profissional relevante para aplicação na área da formação profissional.
Dirige-se também a pessoas com habilitações académicas iguais ou superiores ao 12º ano e formação cientifico-técnológica nas mais diversas áreas.
Para formandos com o 12º ano é solicitado pela NETFORCE uma declaração a confirmar que tem pelo menos 5 anos de experiência profissional.
Declaração de 5 anos de experiência profissional comprovada através de descontos para a Segurança Social ou contrato de trabalho
Os grupos serão formados de modo a agrupar níveis de escolaridade idênticos e o maior número possível de experiências profissionais de modo a proporcionar uma troca de vivências e saberes, que se poderá traduzir numa mais valia para o grupo de formandos.
Situar o papel de formador no contexto específico em que se desenvolve a formação; Definir o perfil de competências desejável; Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação; Seleccionar e aplicar os métodos, técnicas e meios pedagógicos mais apropriados aos objectivos definidos para a acção; Auto-avaliar o desempenho face ao perfil de competências desejado.
O pagamento é efectuado antes do curso iniciar para confirmar a vaga na turma.
No Portal Netforce (plataforma dos formadores - IEFP):
O valor dos encargos procedimentais relativos à candidatura ao CCP é de 50 euros. O CCP é emitido após o registo, análise do cumprimento dos requisitos de acesso ao CCP, e após pagamento dos encargos procedimentais previstos.
É emitido de forma automática e por via eletrónica, através do Portal. O CCP ficará visível na Área Pessoal do formador, na opção “Certificados”.
A metodologia de acompanhamento da formação baseia-se num conjunto de técnicas que visa identificar as formas, os tipos e os instrumentos disponíveis para realizar a respetiva avaliação, tendo por objetivo obter feedback de todos os participantes, imprimir qualidade em todo o sistema, promover um processo de melhoria contínua e aferir as aprendizagens.
A avaliação, como processo sistemático, contínuo e integral deverá ocorrer em três momentos: - Avaliação inicial (no início da formação): Avaliação diagnóstica (perfil de entrada dos formandos); - Avaliação contínua (ao longo/durante a formação): Avaliação formativa e sumativa (processo/desenvolvimento da formação); e - Avaliação final (no final da formação): Avaliação sumativa (perfil de saída).
É da responsabilidade de cada formador proporcionar as condições ideais para que a avaliação sumativa de cada módulo resulte efetivamente da ponderação de todos os elementos de avaliação definidos. Será o Responsável e/ou Coordenador Pedagógico que, após obtenção das avaliações individuais dos formadores, fará a sua compilação e converterá o somatório quantitativo (1 a 5) das avaliações numa escala. O peso de cada um dos elementos apresentados é distinto para o cálculo da Avaliação Final dos formandos. Assim sendo, a Avaliação Final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:
AVALIAÇÃO FINAL = [(0,10 X AD) + (0,3 X AS/OP)+ (0,30 X AS/CP) + (0,3 X AS/PI)]
A aprovação do formando no final do curso será determinada pelos seguintes critérios: a) Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso quando a sua classificação final for igual ou superior ao nível 2, correspondendo em termos qualitativos a “Aproveitamento Satisfatório” e tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso. b) Considera-se que um formando não teve aproveitamento no curso quando a sua classificação final for igual ao nível 1, correspondendo em termos qualitativos a “Aproveitamento Insuficiente” ou não tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso, não podendo faltar a um sub-módulo inteiro.
Outros momentos de avaliação: - A avaliação do processo formativo: Todos os intervenientes preenchem o questionário de satisfação relativamente ao desempenho do formador e à realização da formação, como também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos. - Avaliação pós formação:
Questionário enviado aos formandos passados 6 meses do final da formação para avaliar a eficácia da ação de formação. Estes questionários serão posteriormente alvo de análise e utilizados para processos de melhoria contínua.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso frequentado, irão obter um Certificado de Competências Pedagógicas emitido pelo NETFORCE - Portal para a Formação e Certificação de Formadores e outros profissionais. É uma aplicação informática, disponibilizada e gerida pelo IEFP,I.P., a qual contém o Sistema de Informação de Formação e Certificação de Formadores, previsto no artigo 9º da Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio.
O formador pode optar pela impressão do certificado ou pelo fornecimento do seu número, às entidades formadores que solicitem o seu CCP.
No caso dos formadores detentores do CAP – Certificado de Aptidão Pedagógica de Formador, estes também podem fornecer o seu n.º de certificado uma vez que este corresponde ao código de certificação atribuído ao CCP.
Testemunhos
Um curso muito interessante com uma excelente profissional como formadora. Sempre muito disponível para ajudar no que quer que fosse. Tudo muito bem estruturado e organizado.
Ricardo Seixas
.
Adorei o curso e a formadora é incrível, foi sempre muito atenciosa e é bastante fácil de aprender e adquirir novos conhecimentos com as técnicas usadas. Recomendo imenso!