HABILITAÇÕES
ACADÉMICAS 2000 - Licenciatura em Psicologia Clínica, pelo Instituto Superior de Ciências da saúde – Norte.
2002 - Mestrado em Bioética e Ética Médica, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – apenas parte curricular concluída (16 valores), estando actualmente a desenvolver a tese.
EXPERIÊNCIA
PROFISSIONAL 2001/2003 – Prática Clínica Privada – Consulta Psicológica. Apoio psicológico a crianças e adultos. Terapia familiar; Intervenção em dificuldades da aprendizagem.
2002/2003 – Formação Profissional – Actividade formativa nas seguintes entidades e domínios:
Espaço Atlântico, S.A. – Instituto de Estudos Superiores Fiscais e Financeiros:
• Ética Ambiental (Curso Prático de Direito Ambiental - Nível V; Curso de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança);
• Formação Pedagógica do Formador (Curso de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho - Nível V)
• Liderança e Envolvimento dos Colaboradores (Curso de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho - Nível V);
• Formação Pedagógica Inicial de Formadores – AXA Seguros (Objectivos Pedagógicos; Avaliação da Aprendizagem);
• Ética Empresarial (Curso de Especialização em Auditorias da Qualidade, Ambiente e Segurança);
• Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Objectivos Pedagógicos; Avaliação da Aprendizagem; Gestão da Formação; Métodos e Técnicas Pedagógicas) .
Certform – Formação e Consultadoria, Lda.
• Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Teorias, Factores e Processos de Aprendizagem; Métodos e Técnicas Pedagógicas; Objectivos Pedagógicos; Avaliação da Aprendizagem; Avaliação da Formação; Simulação Pedagógica Inicial; Simulação Pedagógica Final Planificação da Formação;
• Formação Pedagógica Inicial de Formadores – acção realizada na Universidade Lusíada (Apresentação de uma sessão de formação; O formador e o contexto em que se desenvolve a formação; Teorias, factores e processos de aprendizagem; Relação pedagógica; Recursos didácticos na formação e as novas tecnologias da informação e comunicação).
CIDEC
• Formação Contínua de Formadores – acções desenvolvidas no CISAVE/ Guimarães (Desenvolvimento de Competências Emocionais no Formador);
• Formação Contínua de Formadores – acção desenvolvida no IPJ/ Castelo Branco (Desenvolvimento de Competências Emocionais no Formador).
• Formação Contínua de Formadores – acção desenvolvida em Braga (Desenvolvimento de Competências Emocionais no Formador).
IDIT
• Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Desenvolvimento de Objectivos Pedagógicos; Relação Pedagógica).
Fundação da Juventude
• Avaliação da Aprendizagem – Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Relação Pedagógica, animação de grupos em formação e gestão de percursos diferenciados de aprendizagem; Definição e estruturação de objectivos de formação).
Forvisão
• Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Teorias, Factores e Processos de Aprendizagem; Métodos e Técnicas Pedagógicas; Objectivos Pedagógicos)
2000/12 – 2001/06 - IPSS Florinhas do Vouga - Aveiro – Criação e desenvolvimento de uma Equipa de Intervenção Directa para apoio a Toxicodependentes. Acções de rua dirigidas a jovens adictos, promovendo o desenvolvimento pessoal e social. Trabalho interactivo, implicando as estruturas sociais de apoio, motivando para a definição de projectos de vida individuais. Promoção de sessões/ encontros de grupo. Realização de actividades desportivas. Promoção e potencialização de atitudes preventivas no uso e abuso de drogas; Facilitação da vinculação às estruturas sociais de apoio; Apoio e acompanhamento familiar; Fomento de projectos de vida e orientação vocacional. Redução de danos. Colaboração com o C.A.T de Aveiro - Participação nas reuniões clínicas; Seguimento coordenado de casos comuns. Partilha de experiências. Apoio científico.
2000/06 - 2000/11 - Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de Medicina do Porto - Colaboração como voluntário, no desenvolvimento de um projecto relacionado com a problemática da Ética no Alcoolismo, bem como em outras dependências em geral.
1998/09 - 1999/06 - Centro de Saúde do Castêlo da Maia - Núcleo de Moreira da Maia – Criação e desenvolvimento do Serviço de Psicologia. Consulta Psicológica, Acções de Sensibilização dirigidas a Diabéticos e Hipertensos, criação e desenvolvimento do Projecto de Apoio Domiciliário a Doentes acamados e/ou imobilizados, Projecto Educação para a Saúde. Apoio a Toxicodependentes - Elaboração de um protocolo de intervenção e Criação de uma via de encaminhamento para o C.A.T. e/ou algumas comunidades terapêuticas. Psicologia Infantil - Actividades desenvolvidas no âmbito do Plano de Estágio proposto para o 5º ano de curso.
OUTRAS
HABILITAÇÕES 2001/12 - Espaço Atlântico (IESF – Instituto de Estudos Superiores Fiscais e Financeiros) - “Formação Pedagógica de Formadores” acreditada pelo INOFOR.
Conhecimentos de Língua Inglesa Falada e Escrita, assim como alguns conhecimentos das Línguas Francesa e Espanhola.
Conhecimentos de Informática na óptica do utilizador: Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint, Outlook); Microsoft Works; Corel Word Perfect. Experiência em utilização da Internet. Conhecimentos de “WebDesign” (Html, Fireworks, Dreamweaver, Photoshop).
ACTIVIDADES
CIENTÍFICAS
(Licenciatura) 1998 - 1999 Centro de Saúde do Castêlo da Maia -
- Consulta Psicológica (a Entrevista; aplicação de Testes Psicométricos; Diagnóstico; Intervenção)
Acções de Sensibilização e formação de grupos de Auto-Ajuda (Hipertensos, Diabéticos)
Apoio a Toxicodependentes (protocolo de Intervenção, acompanhamento específico ou encaminhamento para um CAT)
Apoio Domiciliário promovido junto de doentes acamados e/ou com dificuldades de locomoção (ênfase no rastreio de quadros depressivos; elevação da auto-estima)
Projecto de Investigação (Avaliação da Perspectiva do Utente, relativamente ao funcionamento do Centro de Saúde - Acessibilidade e grau de satisfação)
1999 - Colégio “Chorpus Christi” - Vila Nova de Gaia - Centro de Recuperação de Jovens delinquentes; Comportamentos desviantes; Internato de raparigas.
1999 - Estabelecimento Prisional de Custóias- Elaboração de um Relatório Social para reexame dos pressupostos da prisão preventiva - Estudo de um caso abrangendo componentes como a História Pessoal; Inserção e Relacionamento; Educação / Vida Profissional; Convivência /Hábitos / Tempos Livres; Saúde e Situação Actual.
1999 -Instituto de Medicina Legal do Porto - Psicologia Forense - Psicologia jurídica Provatória; Criminologia; Consumo de drogas; Psicopatologia Criminal; Comportamento violento; Perícia médico-legal criminal; Psicopatologia prisional; Vitimologia; Delinquência; Sexologia forense; Psicopatologia da sexualidade criminal; Suicídio na Prisão; Autópsia.
1998 - Hospital Psiquiátrico do Conde Ferreira - Consulta Psicológica a Pacientes em regime de internato - Psicopatologia Especial: Entrevista Clínica; Doença Mental; Psicoses, Neuroses, Esquizofrenia, Paranóia.
PARTICIPAÇÕES
EM
CONGRESSOS 3º Congresso Nacional de Bioética – Afectação de Recursos para a Saúde: Perspectivas para um Novo SNS – Lisboa, Maio de 2002.
Nós e o Morrer no Hospital – Porto, Março de 2002
Genoma & dignidade Humana – 2º congresso Nacional de Bioética – Porto, Outubro de 2001.
Metodologias de Planeamento de Projectos de Intervenção – IPDT – Lisboa, Abril de 2001.
Violência Conjugal – Encontro REAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal – Aveiro, Fevereiro de 2001.
1º Congresso Nacional de Bioética - Fertilidade e infertilidade humanas; a mulher, as técnicas e a ética - Porto, Junho de 2000.
III Seminário sobre Reabilitação da Criança Surda - Porto, Outubro de 1999.
II Seminário sobre Reabilitação da Criança Surda - Porto, Novembro de 1998.
Segundas Jornadas de Psicologia Clínica - Psicoterapias: 3 rumos - Psicanálise e Psicoterapia Dinâmica, Terapia Centrada no Cliente, Terapia Cognitivo-Comportamental. Porto, Outubro de 1998.
Primeiras Jornadas de Psicologia Clínica - Experimentação humana e clonagem - Eutanásia - Aborto - Infância e adolescência - Velhice e Psicologia da morte - Psicologia da Saúde - Comportamentos Aditivos - Intervenção em Crise - Porto, Junho de 1997.
Convenção Anual da APPORT/95 - Áreas de Intervenção e Compromissos Sociais do Psicólogo - Lisboa, Dezembro de 1995.
Semana de psicologia e Ciências da Educação - Porto, Novembro de 1992.
Psicologia, Portugal e a Europa - 1ªs Jornadas de Estudo da Sociedade Portuguesa de Psicologia - Coimbra, Novembro de 1992.
TRABALHOS
APRESENTADOS
(Mestrado) Ética no Início da Vida Humana – Porto, Abril de 2002.
Não cuidei de ti... quem cuidará de mim? – Uma abordagem global sobre Ética e Ambiente – Porto, Fevereiro de 2002.
Ética na Relação Humana – Porto, Dezembro de 2001.
Convenção para a Protecção dos Direitos do Homem e da Dignidade do Ser Humano face às aplicações da Biologia e da Medicina: Convenção sobre os Direitos do Homem e a Biomedicina – Exploração e Interpretação – Porto, Agosto de 2002.
Prioridades na Saúde – Afectação e Distribuição de Recursos no SNS – Porto, Setembro de 2002.
Ética Profissional – Porto, Outubro de 2002.
(licenciatura) Medicina Psicossomática - Estudo de um Caso Clínico - 12 de Janeiro de 1998, Gandra
Psicodiagnóstico de uma Criança - 04 de Fevereiro de 1998, Porto
Griffiths - escala de desenvolvimento mental - Caracterização - Março de 1998, Gandra
Wisc - Caracterização da Escala - Março de 1998, Gandra
A Asma Infantil - Definição, etiologia, Factores desencadeantes; Frequência; Manifestações Clínicas; Diagnóstico; Personalidade da Criança Asmática e Interacções Familiares; Atitude Terapêutica - Abril de 1998, Gandra.
Relatório Propedêutico Médico-Cirúrgico - Estudo de três casos - 22 de Maio de 1998, Porto.
Aspectos Psicofisiológicos da Angústia - aplicação do Rorscharch - Maio de 1998, Gandra
A Análise da Correlação Canónica da Influência da Neurose e da Extroversão na Dor Crónica, Sofrimento e Comportamento Doloroso - 17 de Junho de 1998, Gandra
Relatório Social de um Recluso - 28 de Junho de 1998, Custóias
Suicídio - Prevenção, Diagnóstico e Intervenção - 2 de Julho de 1998, Porto
Saúde Mental - Perspectivas de Intervenção do Psicólogo Clínico num Centro de Saúde - Novembro de 1998, Maia
Competências do Atendimento Psicológico - a Entrevista e o Processo de Aconselhamento - Janeiro de 1999, Maia
Estudo de Caso - Identificação; Motivo da Consulta; Plano de Avaliação; Entrevista; Anamnese; Aplicação de Testes Psicométricos; Hipótese Diagnóstica; Hipótese de Intervenção Terapêutica - Março de 1999, Maia
Projecto de Intervenção Psicologica no âmbito do Apoio Domiciliário - Abril de 1998, Maia
Transplante de Orgãos - Aspectos Éticos - Junho de 1999, Porto
OUTRAS
EXPERIÊNCIAS
PROFISSIONAIS 1998/03 - 2000/03 - Banco Comercial Português - Banco de Investimento Imobiliário - Área de Contratação Norte - Crédito Hipotecário.