Centro de Formação Profissional O Sábio de Lago Unipessoal, Lda.

ACOMPANHAMENTO AMBIENTAL DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO

DURAÇÃO: 35H

Modalidade

Formação E-Learning

Preço

180 € Isento de IVA

Apresentação

Apesar da crescente preocupação com a segurança e saúde em obra é igualmente importante garantir o acompanhamento ambiental das empreitadas. Através deste acompanhamento torna-se possível minimizar os impactes ambientais negativos decorrente do que são as atividades ligadas ao sector da construção.
O acompanhamento ambiental de obra visa planificar, controlar e verificar as ações necessárias e eficazes no âmbito da gestão ambiental possibilitando o cumprimento legal, o aperfeiçoamento permanente das atividades na obra e dos trabalhadores, a melhoria da eficácia e do desempenho, quer a nível da gestão ambiental quer da gestão global da obra e organização, integrando as exigências ambientais documentais e operacionais, no planeamento, direção e gestão da obra.

No final da formação os formandos serão capazes de integrar equipas de acompanhamento
ambiental de obras e debater os assuntos de natureza ambiental ligados à área da construção, relacionando-os com a legislação ambiental em vigor. Este curso habilitará os formandos a identificar os principais requisitos legais ambientais aplicáveis às empreitadas, detetar e minimizar os possíveis impactes ambientais numa obra de forma a garantir o enquadramento ambiental e desenvolver planos e medidas no sentido de evitar ou minimizar impactos ambientais adversos no meio envolvente.

Destinatários

Engenheiros civis, engenheiros de ambiente, técnicos de higiene e segurança no trabalho, arquitetos, topógrafos, projetistas, diretores de obra e diretores de produção e ainda outros profissionais responsáveis pela gestão ambiental das empreitadas de construção, ou que pretendam vir a fazer carreira no sector ou ainda que pretendem alargar conhecimentos neste âmbito ou ainda para estudantes universitários que pretendem alargar conhecimentos na área da construção e desenvolver consciência ambiental para o sector da construção.

Programa

- Enquadramento legislativo e regulamentar relevante em matéria de legislação ambiental, nomeadamente legislação nacional e comunitária relativa ao regime de AIA;
- Aspetos Ambientais e respetivos impactes em obras de construção civil;
-Elaboração e acompanhamento de Planos de Gestão Ambiental e Relatórios de
acompanhamento Ambiental de obra;
-Sistemas de gestão ambiental;
-Metodologia de realização de auditorias;
- Planificação da formação no acompanhamento ambiental de obra;
- Aplicação dos conhecimentos em casos práticos; i) Sistemas de gestão ambiental.
  • 1. Enquadramento legislativo e regulamentar relevante em matéria de legislação ambiental;
  • 2. Aspetos Ambientais e respetivos impactes em obras de construção civil;
  • 3. Elaboração e acompanhamento de Planos de Gestão Ambiental e Relatórios;
  • 4. Sistemas de gestão ambiental;
  • 5. Metodologia de realização de auditorias;
  • 6. Planificação da formação no acompanhamento ambiental de obra;
  • 7. Aplicação dos conhecimentos em casos práticos; i) Sistemas de gestão ambiental.

Outras Informações

Habilitações literárias: (requisito obrigatório)

Escolaridade mínima: 12º Ano (completo)

180 € Isento de IVA


Para turmas com o mínimo de 6 formandos
Este curso integra o plano curricular definido na Portaria nº 326/2015 de 2 de Outubro que habilita os candidatos ao desenvolvimento da actividade de Verificador de Pós-Avaliação de Projectos.

Requisitos: Para frequentar o curso é necessário ter acesso a um computador, tablet, smartphone com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web, como por exemplo o Google Chrome).

Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso frequentado, irão obter um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação)como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, após avaliação final, para a morada que nos indicar.

Testemunhos

A formação foi extremamente útil e prática.
A Senhora Formadora era bastante acessível a apresentação de dúvidas e esclarecimentos, relativamente às matérias dadas.
Obrigada.
Maria
Cabeleireira
A formação foi muito útil. Uma excelente formadora.
Diogo Azevedo
CEO

Também pode ter interesse

Lago (Amares)
25H

E-Learning
40H

Subscreva a nossa newsletter

Receba regularmente as nossas sugestões, notícias e ofertas especiais